Friozinho chegando…
…e com ele chega, também, aquela preguicinha, vontade de ficar embaixo do edredom, assistindo a um bom filme com uma caneca de chocolate quente! Se tiver companhia então!!! Que delícia!!!
A dica de hoje é para quem adora curtir o frio muito bem acompanhado ou para aquele que quer descobrir este prazer.
Sou fã de carteirinha da pousada / eco resort Tankamana em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Fui duas vezes com meu marido e, desde então, a indico para todos que conheço. Três casais amigos já foram por minha indicação e não se arrependeram. De antemão já digo que não é uma pousada barata, afinal, é considerada uma das pousadas mais charmosas do Brasil. Contudo, vale cada real investido.
Descobri o Tankamana, por “acaso” em 2009, enquanto pesquisava, na internet, por pousadas na região serrana, pois meu marido e eu queríamos fazer algo especial. Entrei no site e me apaixonei pelo lugar, mas tive que arquivar o endereço em “meus favoritos”, já que naquela época, infelizmente, tal “extravagância” não cabia no nosso bolso. Um ano depois, com o intuito de comemorarmos nosso aniversário de relacionamento, surgiu a oportunidade que ansiava: conhecer o Tankamana. A pousada nos proporcionou momentos tão especiais e de excelente serviço que voltamos no ano seguinte e esperamos retornar muitas vezes mais.
A pousada fica perto de Itaipava, mais precisamente no Vale do Cuiabá – sim, aquele lugar onde houve a catástrofe das chuvas em janeiro de 2011. Estive lá antes, em julho de 2010 e depois em novembro de 2011 e posso dizer que está tudo tranquilo, apesar da paisagem do caminho ter mudado, obviamente, pelo trabalho das escavadeiras. O Tankamana teve muita sorte, pois seu terreno é enorme e a única área afetada foi o do espaço zen com ofurô e o restaurante na entrada da propriedade, ambos levados pela enxurrada. Tenho fotos dos lugares para lembrar o quanto eram lindos! Para quem não os conheceu, ao chegar à pousada, não vai notar a menor diferença. O Tankamana continua lindo! Eles construíram outro restaurante perto da recepção que é ótimo!
Apesar de ficar a uns 20 minutos de Itaipava (informação dada pela pousada), você verá que ao chegar não terá a menor vontade de sair de lá, pois você terá tudo o que precisa para um final de semana maravilhoso. Até mesmo pelo investimento que estará fazendo, não acho que valha a pena sair de lá para almoçar ou jantar por alguns motivos: a última vez que fui a Itaipava achei tudo muito caidinho; o tempo de deslocamento ida e volta faz você perder tempo de curtir sua estadia; e porque o restaurante do Tankamana é maravilhoso e tem um preço justo para a qualidade do serviço.
Ao chegar, você é muito bem recepcionado por uma equipe altamente preparada para te atender. Na nossa segunda estada, não foi preciso nem passar pela burocracia do check-in, já que eles tinham todos os nossos dados. Geralmente, ao chegar, você é gentilmente convidado para o café da manhã, mesmo que tenha chegado por volta das 11h30min! Outra delicadeza é o fato deles pedirem para você marcar as opções de hortaliças de sua preferência numa comanda para, no momento do check-out, te entregarem uma bolsa com exemplos dos produtos da horta orgânica que possuem. Não ligo para saladas, mas a bolsa que recebemos estava tão bonita que dava até vontade de comer! Risos!
Nas duas vezes que nos hospedamos, ficamos nos chalés especiais, sendo uma vez no chalé com hidromassagem dupla e a outra no chalé com ofurô. Ambos lindos, aconchegantes e com lareira. Os amenities do banheiro são da Natura e algo que eu adorei foi o cabideiro para toalha elétrico, que mantém as toalhas sempre quentinhas! (Quero um para mim!)
São apenas 16 chalés numa área enorme, portanto, a probabilidade de “esbarrar” em outros hóspedes é muito pequena. Nas duas vezes em que estivemos lá, ficamos à noite jogando sinuca sozinhos na sala de jogos e ninguém apareceu! Além da sala de jogos com mesa de sinuca, jogo de dardos, xadrez e vídeo games, a pousada possui uma piscina clorada e uma natural, sala com alguns aparelhos de ginástica (só viciado em malhação para pensar em ginástica estando lá), sauna, hidromassagem, uma sala de cinema, instrutor de arco e flecha, além de trilhas para serem exploradas.
Entre uma atividade e outra, o namoro fica por sua conta!
Outra agradável surpresa é ser convidado para tomar uma xícara de chocolate quente com direito a um pedacinho de bolo divino, por volta das 17 horas na área da recepção! Só de lembrar já me dá água na boca!!!
Aliás, a experiência gastronômica no Tankamana é inesquecível. Além de a comida ser maravilhosa, o ambiente dos restaurantes te proporciona uma degustação especial, pois decoração e trilha sonora são impecáveis.
O café da manhã é fabuloso! Sucos, bolos, pães, quiches, iogurtes, frutas, cereais… tudo que você possa imaginar com música clássica de fundo! A omelete de queijo e presunto é uma delícia. Ter uma mini grelha na sua mesa para derreter o queijo coalho e manter os pães de queijo quentinhos é divino. Para nós esta experiência foi um dos pontos mais altos de nossa estadia.
O outro ponto alto foi o jantar embalado por MPB de ótima qualidade no restaurante principal que é aberto ao público. O prato que nos conquistou foi a truta com molho de amêndoas, batata souté e arroz de nirá. Simplesmente ma-ra-vi-lho-so, leve e delicioso! Para fechar com chave de ouro: brownie de nutella com sorvete!
Tudo isso numa área de muito verde que nos dá sensação de tranquilidade. Como adoro fotografar, (mas ainda estou engatinhando no assunto) tirei muitas fotos de flores.
Outro mimo é, ao acordar de manhã, receber o jornal na porta de seu chalé. Não tem como não se sentir feliz e satisfeito com tal atendimento.
Uma grande vantagem que vejo, na questão das tarifas, é o fato da pousada não fazer pacotes para feriados. As pousadas, em geral, fazem pacotes bem caros nos feriados e se você quiser usufruir apenas uma diária durante este período elas não aceitam. No Tankamana você não tem este problema. Ano passado, nós resolvemos aproveitar o feriado de 15 de novembro que caiu numa 3ª feira. Bem, sextas, sábados e feriados a tarifa é mais cara do que de domingo à quinta-feira. Nós decidimos pegar uma diária de domingo para segunda (já que seria véspera de feriado e por isso emendado), pois sairia mais em conta e ainda teríamos a própria 3ª feira do feriado para descansar em casa. Ainda conseguimos fazer um late check-out – mais uma gentileza da pousada, por naquele dia não haver hóspedes para o chalé em que estávamos.
Enfim, espero que tenham gostado da dica! Não vejo a hora de poder ter um repeteco dessa minha experiência com o Tankamana…
ney diz
Fiquei com vontade de ir até lá.
beijo
ney
Ana Paula Fidelis diz
Você não vai se arrepender! Beijos!
Eu fui e recomendo 200%. Inesquecível!!!
Atendimento que nunca encontrei em nenhum lugar do mundo
Pois é, Eduardo, também sou apaixonada pelo atendimento deles! Obrigada por sua participação aqui no entreviagens! 🙂
olá, eu vou pra lá esse final de semana, vcs tem alguma dica sobre o trajeto? estou um pouco preocupada pois não conheço a região…sou de Juiz de Fora. Obrogada
Oi, me desculpe pela demora na resposta. É que eu viajei e me desliguei da net! No site da pousada, na aba localização, eles explicam direitinho como fazer para quem vem de Minas Gerais. Bom, se a sua viagem foi este “finde” que passou, minha resposta estará bem atrasada!!! Risos! Espero que tenham gostado de lá! Obrigada pela participação no blog! 🙂