Para quem não sabe, morei durante 4 meses em Boa Vista, Roraima, devido ao trabalho de meu marido. Fomos para lá pensando que ficaríamos até mais tempo, porém, cheguei no final de julho e parti no final de novembro de 2013.
À princípio, fiquei apreensiva, pois nunca havia imaginado morar em outro lugar que não fosse minha querida Niterói. Chegando lá, foi bem melhor do que imaginava. Aliás, o preconceito que carregamos, sem nem perceber, é terrível.
Boa Vista é a capital de Roraima, o estado menos populoso do Brasil. O estado inteiro tem praticamente o mesmo número de habitantes que Niterói! Boa Vista é a única capital do país a estar no hemisfério norte – para você ver como está longe! É mais fácil e rápido ir do Rio para a Argentina do que para Boa Vista! Apesar de ser uma capital planejada, Boa Vista tem características de cidade de interior. Isso é ruim? Depende do seu gosto. Se você quer fugir do trânsito infernal e da violência das grandes cidades, Boa Vista é uma boa opção, pois lá o trânsito é praticamente inexistente e a violência não se compara a das cidades grandes. Então, ainda é tranquilo para se criar filhos, por exemplo. Via pais e filhos nas pracinhas até tarde da noite! A cidade ainda não tem shopping e isso foi inusitado para nós… até meu marido que não gosta de shopping ficou com saudade, risos! Daí nossa mente preconceituosa pensa: então não tem lojas boas? Lógico que tem, mas não estão concentradas num shopping, estão espalhadas pela cidade. ATUALIZANDO: Hoje (2015), Boa Vista já possui 2 shoppings: Pátio Roraima Shopping e Roraima Garden Shopping.
Infelizmente, achei a oferta cultural escassa. Senti muita falta de ir ao teatro, por exemplo. Há um cinema na cidade com 9 salas, o Cine Super K. As salas não devem em nada no quesito conforto e tecnologia. A decoração é que é engraçada, pois é como se estivéssemos na casa dos Flintstones. Ah, e todas as sessões são dubladas. Isso me matou! 🙁 Mesmo assim, íamos praticamente toda semana, pois não tínhamos opções de lazer para nosso gosto.
O que mais fazíamos era comer, risos! 😉 E lá, come-se muito bem. Aliás, é mais barato comer fora do que fazer compras no supermercado! Uma prática muito comum na cidade é ir até Santa Elena de Uiarén (cidade venezuelana fronteiriça à 2 horas e meia de Boa Vista) para fazer compras, já que os produtos são muito mais baratos que em Boa Vista. ATUALIZANDO: Não sei se a realidade já mudou, mas logo depois que saí de Boa Vista, não estava mais valendo a pena fazer este tipo de compra em Santa Elena, pois o limite para passar pela alfândega estava muito baixo.
Dentre os restaurantes que frequentávamos, o Oscar (R. Major Carlos Mardel, 661 – Trinta E Um Marco Boa Vista, RR) era o que tinha melhor custo benefício, pois um tambaqui (peixe de rio delicioso) dava para 4 pessoas e saía super barato para o casal.
O Navalho (restaurante português) tinha um filé à parmegiana maravilhoso e música ao vivo de ótima qualidade.
O Cajueiro era um point legal para a galera se reunir à noite. O Recanto da Peixada tinha o peixe à delícia (Dourado ou tambaqui com creme de leite e queijo) que faz jus ao nome!
Vivíamos, também, na pizzaria e creperia Vila Takuara. Comíamos um pastel muito bom e barato no Chefão Sanduicheria e Pastelaria . O almoço self-service de cada dia era, geralmente, no Trigo’s Gourmet. Para um lanche de fim de tarde durante a semana ou café da manhã no final de semana, a Tapiocaria Cangaço era uma ótima opção!
Música boa e ótimos petiscos na Água Doce Cachaçaria que vivia sempre lotada! A gelateria Dois 90 e o Brownie.com eram os lugares da perdição calórica!
No próximo post, falaremos sobre o turismo em Roraima. 🙂
Nagilla diz
Adorei os seu artigo sobre minha linda e querida cidade. Seja bem vinda sempre.
Ana Paula Fidelis diz
Muito obrigada, Nagilla!!!! 🙂
Nossa, eu conheci Boa Vista em 2015. Que cidade fantástica! Violência nem se compara!
Nasci em boa vista mas nunca desejei ter nascido. Cidade quente, sem ponto turistico. Boa vista toda comandada pelos militares e americamos que se dizem proteger os indios quando estao mesmo é de olhos nos minerios das reservas indigenas. Para ir ao monte roraima tem que pagar um abdurdo. Pra ir pra manaus so durante o dia pois a noite so o que passa sao os busao de turismo. Muito ruim. Cidade boa so COLORADO em PARANÁ. La sim é cidade.
Cada um com sua opinião, não é mesmo?! Obrigada por sua participação, Joel!
Pois eu sai de Porto Alegre/RS, VINDO PRA BOA VISTA EM 2016, ACHEI MUITO VIOLENTA, FUI ASSALTADA 03 VEZES AQUI, 2X NA RUA E UMA EM CASA, ONDE FIZERAM A MUDANÇA.
ESTOU AQUI AINDA POR NECESSIDADE, MAS ACHO MUITO DIFICIL AQUI, AS EMPRESAS CONTRATADAS E TERCERIZADAS, MESMO NA INICIATIVA PRIVADA PERTENCE A LARANJAS DE POLITICOS DAQUI, NEM UM ÓRGÃO PUBLICO FINCIONA COMO MANDA A LEI, EXISTE UMA OMISSÃO MUITO GRANDE, NÃO TEM EMPREGO, MUITA PROSTITUIÇÃO E AGORA COM A VENEZUELA INTEIRA SQUI, PIOROU TUDO E BOA VISTA ESTÁ NA UTI. BAIRROS PRA SE MORAR, CAÇARI, APARECIDS, SAO VICENTE, LIBERDADE , PARAVIANA ESTÁ DANDO MUOTO ASSALTO, ESTE BAIRRO ERA BOM QUANDO EU CHEGUEI AQUI, MAS AGORA ESTÁ PERIGOSO.
APESAR DESSAS DIFICULDADES, TEM MUITOS BANHOS E LUGARES BONS PRA FREQUENTAR, E É UM ESTADO COSMOPOLITA. EU ME ADAPITEI, APESAR DAS DIFICULDADES VIVIDAS. MAS AQUI SÓ DÁ PRA ANDAR DE CARRO. 99 É BARATINHO.
OI! Obrigada pelo post. Talvez eu terei que ir para Boa Vista por um ano a trabalho mas iria com o meu filho de 7 anos. Que bairro você recomendaria para morar? Como é o custo de vida la?
Que bom que gostou do post, Carol! Olha, não sei como está o custo de vida por lá, pois eu morei em 2013 e já estamos em 2017. Eu morei no bairro Paraviana, que é residencial. Mas você tem que ter carro porque fica longe do centro. Boa sorte na sua nova fase! 🙂
Um amigo me recomendou hoje esse bairro para morar lá, mora a anos na cidade e disse que este é o melhor …
A muitas opções, pois morri muito tempo lá e recomendaria os bairros Cauamé, aeroporto, Paraviana, Mecejana, Caimbé próx. Da fundação Bradesco.
Vc já esta morando em bv? Também estou indo… como estão as coisas aí? Custo de vida?
Viajo todo o Brasil, devido minha profissão, quando estive em boa vista, a energia acabava freqüentemente (2000) e havia um enxame de pernilongos por todo lado. A parte boa era o sossêgo com cara de cidade do interior, mas se depender de volta lá …difícil.
Quando morei lá, em 2013, aconteceu esse lance de faltar luz algumas vezes. Mas, se eu não me engano, tinha a ver com a Venezuela. Acho que a luz vinha de lá, por incrível que pareça. Geralmente, lugares perto de muita mata têm pernilongos, mosquitos, estas coisas… Onde moro, em Niterói, tem muitos mosquitos! kkk Mas entendo o que quer dizer! 😉 Obrigada pela participação aqui no blog, Adriano!
É que aqui em BV/RR não tem SANEAMENTO BASICO, A AGUA EMPOSSA E OS MOSQUITOS PROLIFERAM.
Estive a passeio por 15 dias em Roraima, outubro de 2015. Gostei do lugar. Achei um povo muito acolhedor.
Conheci outros municipios, além de Santa Elena de Uriaen(Venezuela e parte da Guiana Inglesa).
Coincido com achar uma cidade tranquila. Não me assustou o custo de vida por lá, Tanto que ja estou deci-
dido a voltar. Desta vez quero conhecer o Monte Roraima
Gente estou indo morar em Boa Vista por 5 meses; não conheço nada lá. O que vocês me indicam de lugares para sair a noite? Bares e baladas boas… Preciso de dicas!
Oi, Tati! Nós costumávamos ir na Cachaçaria Água Doce. Tentei ver no site, mas tô achando que fechou, pois não achei a filial de Boa Vista no site. Nós não tínhamos o hábito de ir para baladas, então infelizmente, não sei te indicar. Que você tenha uma ótima experiência por lá! 🙂 Se der, depois volta aqui para nos contar! 😉
A cachaçaria água doce ainda existe. Os dois shoppings estão com bastante opções. Agora tem uber, o que facilita bastante o transporte, que ainda é ruim. Além dos supermercados tradicionais há 3 atacadões. Sugestão de locais pra moradia: Bairros dos Estados, 31 de março, aparecida, caçari, Paraviana, Canarinho, Pricumã etc. Quanto mais próximo ao centro melhor, pois como disse, o serviço de transporte é precário. Mas se tiver carro, é muito mais fácil. 20 min no trânsito já é uma eternidade. Melhor trânsito que vivenciei. Sou do Rio de Janeiro então….. Cheguei em 2014 e vi muitas mudanças boas por aqui. Principalmente em opções de lazer, cinemas, restaurantes etc.
Adorei o seu comentário, Paulo!
Obrigada por atualizar as informações! Ajudará bastante quem estiver lendo este post buscando por informações sobre Boa Vista, Roraima.
Sinceramente, você não conheceu realmente Boa Vista. Pra quem mora no centro, no Paraviana, no Caçari é legal mesmo. Comer em lugares como esses é experiência para poucos e realmente tendo dinheiro e comendo apenas neles não tem como ter outro ponto de vista. Experimenta sair desses bairros mais centrais e ver a cidade de verdade ( que representa 90% dela). Você verá uma cidade extremamente atrasada, ruas esquecidas pelo poder público, sem asfalto e quando tem são mal feitas, sem o mínimo de saneamento básico. No aspecto serviço público é uma calamidade de tão ruim. Serviços horríveis com pessoas despreparadas, tudo que você vai resolver mesmo simples coisas como abrir uma conta no banco, resolver papelada de imóvel, você deve retornar inúmeras vezes porque simplesmente uma pessoa informa uma coisa, depois você volta, a outra informa outra e no fim das contas ninguém sabe de nada… É uma verdadeira saga para você resolver problemas banais perdendo tempo, gastando gasolina e paciência. Os serviços em Boa Vista são lentos, tudo se resolve de forma demorada quando se resolve… Pra tirar um RG em BV tem que madrugar e ficar a manhã inteira, em Palmas você fica meia hora, isso é só um exemplo…
Falta condições para crescer na cidade, empregos de verdade, mais oportunidades. É um lugar fechado para novidades, 90% dos que trabalham são servidores públicos e com a crise nem concurso está tendo, não tem oportunidade de crescimento profissional pois a maior parte dos casos só se cresce ali através de políticos. E o que falar dos grandes casos de dengue e do despreparo municipal e estadual para diminuir o problema? Aqui no bairro onde moro (há 2 anos) sequer passa agente de saúde e não foi falta de ligar e cobrar. Quando morei mais próximo ao centro eles iam de 3/3 meses. É descarado o cuidado e zelo extremo da prefeitura com o centro e o descaso com o restante da cidade para mascarar os problemas locais justamente para pessoas como você, que ficam por ali pensarem que a cidade é ótima.
Graças a Deus tive condições de viajar e morar em outros lugares desse país. As pessoas que vem de centros muito grandes como São Paulo e Rio de Janeiro sempre vão falar desse lance de cidade do interior, mas morei em Palmas que possui também este mesmo aspecto e fazendo uma comparação entre as duas se percebe o atraso de Boa Vista. Falo de Palmas por se tratar da cidade mais jovem e em termos populacionais, elas se equivalem muito.
Deveria existir menos sanguessugas no poder e mais pessoas capacitadas e com amor a região e ao povo para fazer crescê-la de verdade. Como um amigo que nasceu em Roraima me disse certa vez: “Aqui é uma vila que poderia ser muito mais do que é atualmente”. Tenho certeza disso, infelizmente.
Oi, Marcos!
Logicamente, eu relatei sobre a região que conheci. E, justamente, fiz uma comparação dizendo que a região onde fiquei seria como uma “zona sul do RJ”.
Então, como falar de regiões que não visitei? Seria imprudente da minha parte.
Obrigada pelo seu relato. Com certeza irá ajudar quem estiver procurando informações sobre Boa Vista.
Faço das suas palavras a minha! Fui a BV para ficar 1 mês e voltei em 5 dias! Uma pena ver o descaso desses governantes!!!! O povo é bem acolhedor e alegre, esse foi o ponto positivo!!! Mas voltar lá? Acho que não!
Faço das suas palavras as minhas!!!
Oi, adorei o relato de experiência, Também sou de Niterói e vou fazer concurso para o Colégio de Aplicação da UFRR. Fiquei mais confortado com seu relato caso eu passe no concurso e precise ir para lá. Gostaria de mais informações sobre a qualidade de vida, sobre o custo de apartamentos, se puder me ajudar. Um abraço
Que bom que o meu relato foi útil para você, Marcus!
Quanto as suas perguntas, não tenho como te ajudar, pois não moro mais lá.
Veja os comentários das outras pessoas para ver se tem alguma informação que possa te ajudar.
Estou morando em bv há 5 meses, de cara vermos uma diferença, pois quem tá acostumado com cidade grande acha bv um interior mesmo. Particularmente eu não gostei da cidade, custo de vida aqui atualmente está caro (não sei antigamente), e fora o atraso da cidade, uma observação são as luzes amarelas que já deveria ser de led, não iluminam muito as ruas, que a noite ficam praticamente escuras. Se tratando de uma capital eu realmente esperava muito mais. Moro próximo ao centro, mas já vi ruas não tão distante que ainda nem estão asfaltadas.
Adorei ler os comentários, esclarecedores para os leigos sobre Boa Vista, que nunca por lá pisaram!
🙂
Achei de grande valia as informações obtidas por meio deste blog. Também vou prestar concurso para professor da UFRR. Sou da região Nordeste e já morei em Curitiba, então conheço dois extremos do país. Ana Paula e outras pessoas que possam esclarecer algumas questões:
1) Quais os melhores bairros para se morar em Boa Vista?
2) Com um salário de 7 mil reais dá pra viver bem em BV (isso para uma família composta de duas pessoas)?
3) É interessante financiar um imóvel ao invés de alugar?
4) Tem autoescola em BV? Ainda não tenho CNH, mas assim que passar em um concurso precisarei, com certeza, tirar.
Desde já agradeço.
Oi, Aline! Como fiquei apenas 4 meses em 2013, todas as informações que tenho estão no blog. Já tem 4 anos, então, muita coisa pode ter mudado. Não tenho que te dar estas informações que deseja.
Um grande abraço.
Passei um mês em Boa Vista em dezembro/2016 e adorei a cidade, uma cidade limpa, segura, laser, lindas praças, excelente trânsito, um povo acolhedor. Estou pesando ir morar em Boa Vista.
Primeiramente quero parabenizar Ana Paula pela iniciativa de criar um blog sobre a minha cidade natal, que embora eu seja grata por ter nascido e sido criada aqui, isso não impediu- me de perceber suas mazelas, tão bem descritas no comentário de Marcos Martins Says.
Boa Vista está longe de ser um lugar bom para morar ( caso você não seja concursado, com boa remuneração, ou “puxa-saco” dos políticos locais) porque do contrário você não terá condições para viver aqui. Isso mesmo! Boa Vista não oferece oportunidades de emprego, apesar da abertura de 2 shoppings e 3 atacadões, no comércio a escassez de empregos ( foi o estado que menos faturou com comércio no ano de 2017) não há indústrias de grande porte para ofertar um número de vagas significativas, não há estradas, pontes, energias para incentivar a produção agrícola…A energia elétrica vinda da Venezuela é caótica (as vezes passamos horas sem energia) o fornecimento de água é razoável ( ultimamente há falta constante, em todos os bairros, até mesmo aqui no centro). Com relação a saúde pública, tenho medo de adoecer, porque a saúde pública é doente, precária, os médicos e demais profissionais da saúde se viram como podem para atender com dignidade os pacientes, os próprios funcionários denunciam os descasos e as dificuldades para trabalhar…
A saúde pública ficou ainda pior após o fluxo migratório de venezuelanos, não há leitos disponíveis nos hospitais, cirurgias são adiadas por falta de materiais necessários, e outros entraves destacados nos jornais locais ( disponíveis na Internet)…
Com relação a segurança pública, a violência aumentou em níveis exorbitantes. É impossivel você conversar com alguém daqui e este não reclamar da violência…
Um ponto positivo sob o meu ponto de vista, é o custo benefício do Ensino Superior, principalmente se você pensa em investir nas áreas da saúde, aqui você tem opção de cursos como por exemplo Odontologia, no qual você paga o menor valor do país, numa faculdade com ótimo conceito no MEC…
Enfim, aconselho aos interessados em vir morar aqui, ler os jornais locais, ficar a par da realidade atual…Este ano minha família e eu vamos mudar de cidade, não conseguimos ver expectativas de crescimento por enquanto aqui e não temos tempo a perder…
Obrigada por seu relato, Josimara!
Muito boas todas as perguntas válidas e todas as informações. Pretendo vive rpor lá também nos próximos meses . Filha de y gilho 11 e esposa.
Porque voce voltou logo e não ficou o tempo que iria ficar,foi por conta da cidade?
nos conte a experiencia?
Oi, Maria! Voltei porque a minha vida, família e amigos estão todos no Rio e tivemos a oportunidade de voltar.
vou sair de Belem para Boa Vista, achei o valor das passagens areas um pouco caro… de onibus é facil chega? como é a estrada
Cristina, infelizmente, não tenho esta informação para te dar pois morei apenas por 4 meses em Boa Vista em 2013.