Bom, o Natal é uma tradição (para muitos) em que você deve passar em família, certo? Já o Réveillon… as possibilidades são muitas… Lógico que dependendo da sua vontade e bolso, né?! 😉 Para mim, viagens são sempre uma ótima opção. A questão é o preço que custa uma viagem nesta data, especialmente aqui no Brasil.
Por que o Réveillon brasileiro é tão caro?
Simplesmente porque a nossa cultura preza muito esta data, comemorando-a de forma sem igual. Nós, como povo, fazemos questão de celebrar o ano novo com altas festas, tradições, simpatias e muitos fogos de artifício.
Daí, vem a lei de oferta e procura, levando os preços até a próxima galáxia. Claro, que eu acho que há uma boa dose de exagero nestes preços… o mercado, infelizmente, aproveita para “meter a mão”, já que a maioria quer aproveitar esta época para viajar. Afinal, coincide com as férias escolares também, né?
Como é o Réveillon em outros países?
Acredite, você pode se decepcionar se viajar neste período do ano achando que vai encontrar festas e clima iguais ao do Brasil. Lembre-se, países diferentes, culturas diferentes. O país que você escolher pode muito bem não dar o mesmo valor que nós damos ao fim do ano. Então, pesquisar é fundamental!
Curaçao
Por exemplo, a única vez que passei o ano novo fora do Brasil foi de 2013/2014 em Curaçao. Bom, você pensa: “Meu Deus, ela passou a virada naquela ilha maravilhosa do Caribe!” Pois é… a ilha continua linda, maravilhosa, poderosa e todos os outros adjetivos nesta linha de raciocínio que você pode imaginar! Porém, a comemoração de fim de ano em Curaçao é fraquinha, fraquinha. E olha que eu nem ligo para estas festas, para falar a verdade.
De certa forma, passamos um certo perrengue para saber onde passaríamos a virada! kkk Bom, vou contar a experiência em linhas gerais, pois como o blog “estava morto” naquela época, não me preocupei em anotar as informações. 🙁 Então, agora, não me lembro de nome de lugares, estas coisas… Sorry, I know, I know… mea culpa, mea maxima culpa!
Quando viajamos, já tínhamos pesquisado por alto que não havia grandes comemorações de ano novo na ilha, mas não imaginávamos que era tão sem graça kkk e que teríamos dificuldade para encontrar um lugar para jantar na noite do dia 31 de dezembro!
Éramos 4 pessoas – meu marido e eu e um casal de amigos – procurando desesperadamente por um lugar para jantar. Primeiro, fomos a um restaurante que tínhamos gostado (sorry, não lembro o nome) e ele estava fechado. Isso mesmo, fechado! Sendo que tínhamos perguntado se eles iriam ter jantar no Ano Novo e eles disseram que sim. Demos com a cara na porta! Voltamos para o nosso hotel para jantarmos lá mesmo e eis que o restaurante não nos aceitou, pois não tinha mais vaga, sendo que não nos avisaram que hóspedes tinham que reservar.
Nossa história de Ano Novo foi justamente a caça ao restaurante perdido, kkk! Demos muitas voltas de carro tentando achar um lugar para jantar! Quando estávamos desistindo, encontramos o The Wine Cellar que foi simplesmente tudo-de-bom! No fim, deu tudo certo, mas foi uma saga, viu? Meia noite eu já estava dormindo. Meu marido tentando me acordar para dar “feliz ano novo” e eu ferrada no sono! kkk
Qual é o seu perfil de Réveillon?
Acredito que a primeira coisa a ser analisada, antes de escolher um lugar para passar a virada, é o seu perfil.
Você gosta de festas, agitação ou prefere ficar mais na sua, relaxando, sem muita zoeira perto de você?
A resposta a esta pergunta é crucial para o sucesso da escolha do seu destino de Réveillon! Imagina se você é louco por festas de arromba e passa um ano novo como eu passei em Curaçao? Que decepção, né?
Por outro lado, se você gosta de sossego, algo mais intimista, não consigo te imaginar na Praia de Copacabana na contagem regressiva! Aliás, eu não consigo me imaginar em Copacabana… kkk Já deu para perceber que sou das que gostam de um sossego, né?! 😉
Como sou de Niterói, a maioria das vezes passei em casa, na casa de amigos e na hora da virada ia caminhando até a Praia de Icaraí para ver os fogos e depois voltava para casa. E ainda ficava incomodada com o mundaréu de gente na rua! kkk
Além dos aspectos falados acima, você precisa considerar o frio do hemisfério norte, se for viajar para a Europa ou para os E.U.A, por exemplo. Como será que você vai reagir ao frio? Será que não vai ser um programa de índio ficar na rua, congelando para esperar a virada?
O segredo é se organizar, planejar com antecedência
Depois de ter consciência do seu perfil e achar o destino ideal para ele, o melhor é ver os preparativos de compra de passagens, hospedagem, com muita antecedência, pois tanto as passagens quanto os pacotes em hotéis e pousadas são caríssimos nesta época do ano.
O problema é quando você decide fazer este tipo de viagem em cima da hora! Aí, as suas chances de achar bom custo/benefício são mínimas.
Pois é… Ano passado, aconteceu isso com a gente! Meu marido decidiu, às vésperas, que não queria passar o Réveillon em casa, pois ficaria com “depressão”, kkk. Daí, conseguimos uma diária no Tankamana, em Itaipava, RJ. Isso mesmo, uma diária! Eles não fazem pacotes, você paga a diária. Então, foi perfeito, pois passamos a virada e voltamos! Delícia! Eu amo esta pousada, já falei dela em vários posts.
Este ano… Meu marido, também, decidiu em cima da hora e lá fui eu, agora no início de dezembro, pesquisar destinos que não arrancassem nosso rim! Iremos para Ibitipoca em Minas Gerais, região de lindas cachoeiras! Estou super ansiosa para ir e contar para vocês como foi!
Já viu que a minha resolução de Natal/Ano Novo será organizar a viagem de Réveillon 2017/18 com bastante antecedência, né? 😉
Onde passar o Réveillon? Dicas dos Blogs RBBV
Réveillon no Brasil
- Florianópolis, Santa Catarina – blog Tire a Bunda do Sofá
- Norte da Bahia – blog Janela para o Mundo
- Ilha do Mel, Paraná – blog Fui, Gostei, Contei
- Morro de São Paulo, Bahia – blog Devaneios de Biela
- Rio de Janeiro – blog Pé na Estrada
- Poços de Caldas, Minas Gerais – blog Embarcando na Aventura
- Canoa Quebrada, Ceará – blog De Mochila e Caneca
Ano Novo na America do Sul
- Punta Del Leste – blog Despachadas pelo Mundo
- Cartagena, Colômbia – blog Rê Vivendo Viagens & blog Mochilinha Gaúcha
- Santiago do Chile – blog Nós no Chile
Fim de Ano na America do Norte
Réveillon na Europa
- Visão Geral da Europa – blog Fragata Surprise
- Moscou – blog London, sô!
- Londres – blog Foco no Mundo & blog Viajonários & blog The Life of Isa
- Edimbrugo, Escócia – blog Contando as Horas & blog Juntando Mochilas
- Holanda – blog Holandesando
- Berlim – blog Agenda Berlim
- Porto, Portugal – blog Viajar pela Europa
Ano Novo na Ásia
Réveillon na Oceania
- Auckland, Nova Zelândia – blog Viajoteca
- Sidney, Austrália – blog Escolha Viajar & blog Viagens e Outras Histórias & blog Quero Viajar Mais
Fonte e ispiração para o post: viaje na viagem
E aí? Gostou das dicas? Onde você vai passar a Virada este ano? Diz pra gente!
Quer saber como foi nosso Réveillon em Ibitipoca? 😉
Isabela Bastos diz
Uau que saga em Curacao! Realmente Ano Novo fora do Brasil nem sempre é animado…
Já Ano novo no Brasil é mesmo concorrido e caro… este ano ficaremos pelo Rio… em casa…
entreviagens diz
Pois é, pelo menos conhecemos o restaurante maravilhoso que eu mencionei. Olha, a nossa intenção também era ficar em casa no Réveillon, pois estamos tentando juntar dinheiro, sabe? Mas aí a “depressão fim de ano” do marido não deixou! kkk
Adorei o post!!! Aqui encontramos as dicas para passar o réveillon em qualquer lugar do mundo!!! Sempre vou vir aqui pesquisar antes de fechar alguma viagem para essa época do ano…
Que bom que gostou, Eliana! Volte sempre! 🙂
Que legal o post e as dicas de vários blogs! Eu sempre passo na Praia do Rincão, que é a praia próxima da minha cidade, pois gosto de ficar com a família também, heheheh. Mas, valeu as dicas.
Obrigada, Michela! Ficar com a família também é sempre legal!!!! 🙂
Eu quase nunca viajo no ano novo. Acho caro demais e dificilmente consigo emendar no trabalho. Em outras épocas (morando fora do BR) tive a chance de vivenciar a “virada” em outros países e cheguei à conclusão que realmente aqui no Brasil o povo valoriza muito o ano novo e em outros lugares é só mais uma noite. Também já aconteceu comigo de encontrar restaurantes fechados. No meu caso tive que comer no Mc. haha.
Obrigada pelo seu relato, Fernanda! <3 Então, tive mais sorte do que você no quesito achar restaurante, hein?! kkk Bjs!
Adorei o post! Ficou ótimo!
Raramente viajo nessa época não apenas por causo dos preços altíssimos, mas da muvuca! Assim como você, sou professora e normalmente meus alunos param 1 semana antes do Natal! Tempo até teria, mas a vontade é sempre pequena!
Aliàs, ainda estou com o meu post sobre meu relato no réveillon de Berlim no modo rascunho!
;(
beijinhos e boas festas para você!!!
Oi, Juliana! Geralmente, já estamos tão cansadas nesta época do ano que dá até preguiça, né? kkk
Quando terminar seu post sobre Berlim, me diz que incluo ele aqui! 😉
Boas festas para você também! Beijinhos! 🙂
Muito bom artigo! Sempre a mesma dúvida onde passar o reveillon?! Ultimamente tenho preferido fugir da agitação! É sempre bom conhecer novas opções para passar um reveillon inesquecível em algum lugar novo!
Obrigada, Caio! Como nunca gostei de agitação, kkk, te entendo perfeitamente! 🙂
Um post para ser salvo nos favoritos e voltar nele todos os anos. Parabéns pois ficou show demais.
Nossa! Obrigada pelo elogio, Luciana! Seja bem-vinda!!! 🙂
Excelente post! A verdade é que nós brasileiros sabemos fazer festa como ningúem..rs
Por isso nosso reveillon é sempre em festa e cheia de fogos! hahaha..
Keul Fortes
http://www.turistandonomundo.com.br
Somos um povo festeiro, né?! kkk Obrigada pela visita!!! 🙂
Vontade de conhecer todos esses lugares! Realmente para salvar nos favoritos 🙂 Obrigado por incluir o QVM!
Obrigada, você, por contribuir com os leitores do entreviagens! Bjs! 🙂
Boas dicas! Adorei o post. Muitas vezes penso em não ficar no Brasil, mas adoro a animação do brasileiro, acabo optando pela praia, apesar do trânsito!! 🙂
Oi, Renata! Você lembrou de um fator importantíssimo, o trânsito! Se no dia-a-dia já não tá fácil, nesta época, então, determinadas cidades param! Obrigada pelo seu comentário! 😉
Réveillon é complicado mesmo, eu acabo sempre ficando por aqui – no máximo com uma esticada até Floripa! E eu gosto de festa e agito, então sempre fico meio frustrada… rs
Pois é… uma época muito corrida mesmo! Feliz Ano Novo para você! 🙂
Adorei o post Ana!!! Ótimas dicas e opções para todos os gostos e bolsos. Obrigada por pesquisar no meu blog para sua viagem a Ibitipoca. Tenho certeza que você vai amar Ibiti.
Oi, Vivi! Obrigada, você, pelas informações sobre Ibitipoca! Estou super ansiosa para conhecer! 🙂
Legal, eu antigamente era louco com festas de fim de ano e o revéillon era a principal. Hoje em dia, depois de 14 anos morando em Londres, confesso que nunca fui ver a queima de fogos na London Eye. 🙁
Imagino o frio que deve ser lá na hora da virada, kkkk! Obrigada pelo comentário! Boas festas! 😉
Oi Ana, ficou muito legal o post! Adorei a sua história de ano novo no exterior! Acho que nós brasileiros somos mal acostumados, o reveillón por aqui é mesmo muito animado e as expectativas lá fora as vezes não são sempre atendidas…
Feliz por poder compartilhar um pouco também da nossa experiência em de passar o ano novo em Las Vegas! Obrigada por divulgar!
Aproveito para desejar um feliz natal e um 2017 repleto de viagens para vc e sua família!
Bjus!
Que bom que gostou do post, Guta! Agradeço sua participação! Feliz Natal e um 2017 com muitas viagem para você também! 😉
Muito obrigada pela indicação do nosso post, Ana Paula!
Beijos e feliz 2017!
Obrigada, você Nicole, pela participação! Ótimas festas para você também! 🙂
Olá, Ana
Legal o post! Sabe que também quase ja passei por um perrengue igual ao seu em Curaçao, mas foi no Chile. Por sorte, reservei a noite de natal e a de ano novo em restaurante de hotéis (que não era no que a gente estava hospedado) por recomendação do guia que pegamos. Lá a comemoração é bem fraquinha tbm.
Na Escócia, que foi onde já passei outras duas viradas do ano, a coisa é mais um espetáculo na Princes Street e de resto, mesma coisa, tudo meio parado depois dos fogos de artificios. Quanto aos restaurantes, muitos abrem, mas é necessário reserva. É sempre legal olhar os sites oficiais, pq os restaurantes no UK de modo geral, são bem organizados quanto a isso, disponibilizam o menu, valores e como fazer a reserva.
Depois disso, nunca mais passei essas épocas de final de ano fora de casa. No máximo vou na casa de algum parente. O dinheirão que a gente gasta nessa época, da pra fazer uma viagem muito melhor, sem tanta muvuca e preços absurdos em qualquer lugar do Brasil ou do mundo.
Gostei do post! 😀
Obrigada, Bruna, por seu comentário! Enriqueceu nosso post com sua experiência!
Bjs! 🙂
Oi Ana!
E aí!!! como foi em Ibitipoca? mas um destino na minha listinha do “quero conhecer!”
Ano passado, planejei em cima da hora e deu tudo certo, graças a Deus… e não foi tão caro.
Curaçao é um lugar lindo hein! mas confesso que réveillon gosto da agitação das pessoas, fogos… Não gosto de tumulto como Copa e Icaraí. Mas gosto dessa animação e expectativa da galera.
As dicas para passar a Virada estão ótimas! não falta opção né?
Abç!
Oi, Daniele!
Ibitipoca é um lugar muito lindo! Comecei a escrever sobre neste post:
http://entreviagens.com.br/2017/01/conceicao-de-ibitipoca-o-que-encontrar-la/
Obrigada por sua participação!
Bjs! 🙂
Ótimo post! Realmente decidir e planejar uma viagem para o réveillon da um pouco mais de trabalho. Achar um lugar com CxB bom é sempre difícil aqui no Brasil.
Pois é, Beneth! Obrigada pela participação! 🙂