Não sei se você reparou, mas Conceição de Ibitipoca está na moda. Ou sou eu que tenho visto vários blogs de viagem falar sobre este destino? Bom, por ver tantas fotos lindas do lugar, decidi que tinha que conhecer Ibitipoca.
Ibiti… o quê? Nunca ouviu falar? Então, venha conhecer com a gente! 🙂
Onde fica Conceição de Ibitipoca?
Depois que conheci rapidamente Belo Horizonte através do Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (nov/2016), tenho pesquisado sobre Minas Gerais e descoberto vários lugares que quero conhecer! Ibitipoca é o primeiro de vários destinos que desejo visitar. Este lugar lindo fica no Sul de Minas, perto de Juiz de Fora. É um distrito do município de Lima Duarte. É uma boa opção para quem mora no Rio Janeiro e em São Paulo, pois está a 270 km e 480 km, respectivamente.
Como chegar lá?
Meu primeiro alerta é: tome cuidado com o Waze. Nós adoramos e usamos muito o aplicativo, mas ele nos mandou pelo caminho errado. Demos uma super volta. Fomos parar em Barbacena (acho que ele confundiu com Santa Rita de Ibitipoca). Assim, o que seria uma viagem de umas 4 a 5 horas se tornou uma viagem meio estressante de 7 horas, já que nós sabíamos que teríamos que abastecer em Lima Duarte por não ter posto de gasolina em Ibitipoca. A nossa sorte é que abastecemos várias vezes pelo meio do caminho. Então, não marque bobeira como a gente! 😉
Na realidade, é fácil chegar. É só seguir as placas! Estando no Rio, pegue o caminho para Petrópolis. Chegando na entrada da cidade, você pode dar aquela paradinha estratégica para lanchar e ir ao banheiro na Casa do Alemão (nós adoramos fazer isso!).
Com as suas necessidades básicas satisfeitas, kkk é só continuar pela BR-040 até Juiz de Fora (mas você não entrará na cidade). Procure pela placa para Lima Duarte e siga! Este foi o nosso erro, pois vimos a placa e não a seguimos, fizemos o que o waze estava indicando. 🙁 A placa indicativa para entrar em Juiz de Fora fica a sua direita enquanto que a placa para Lima Duarte está a sua esquerda.
Chegando em Lima Duarte, você pegará a estrada de terra que te levará até Conceição de Ibitipoca. Como a estrada é castigada com muitos buracos e pedras, você necessita de calma e paciência para não estragar o carro. Por isso, os 26 km até Ibitipoca duram mais ou menos 1 hora.
Gostaria de Alugar um carro para esta viagem?
Você pode utilizar o nosso parceiro rentcars.com , que é um buscador e comparador de preços de agências de aluguel de carros. Ao usar o link em nosso blog, você ajuda o entreviagens (pois ganhamos uma pequena comissão) sem gastar nada além por isso. É só clicar na imagem abaixo!
A dica para alugar um carro para Ibitipoca é escolher um que seja alto devido ao terreno acidentado do local! Digo isso porque o nosso carro é baixo e sofremos com isso. Mas carro é carro, né? 😉
Quando ir a Ibitipoca?
Depende. Gosta de lugar calmo e vazio, ou com certa agitação?
A vila já é calma por natureza. Mas, em época de feriados e finais de semana, fica cheia. Nós fomos no réveillon e passamos 5 dias por lá. Podemos dizer que a vila e o parque estavam com muita gente. Na baixa temporada ou no meio da semana, a vila fica vazia com algumas lojas e restaurantes fechados.
Para aproveitar as cachoeiras (ponto forte do lugar), o verão é a melhor época, pois com o calor, as águas gélidas são até convidativas kkk. Prepare-se porque o sol castiga! Portanto, não se descuide do filtro solar, boné e óculos escuros. Para quem é friorento (como eu), vale levar um casaquinho leve para a noite porque pode esfriar, afinal, estamos falando de serra, né?
Então, no inverno, dá para imaginar que faça bastante frio, concorda? Só os muito corajosos terão coragem de entrar nas cachoeiras! Mas não tem problema porque a atração é a música! Como assim?
Em julho, acontece o Ibitipoca Jazz Festival enquanto o Ibitipoca Blues ocorre em agosto. Artistas nacionais e internacionais frequentam estes festivais.
Onde ficar?
A vila de Conceição de Ibitipoca é muito democrática. Tem hospedagem para todos os gostos e bolsos. Porém, como a vila é simples, a tendência é encontrar acomodações igualmente simples.
Gosta de acampar? Há várias opções! Parece que o camping mais famoso é o do Ibitilua pela sua localização na vila. Mas se você quiser acampar dentro do Parque Estadual, tem uma área reservada ao camping também.
No entanto, se para você a hospedagem também é a estrela da viagem, indico a pousada Serra do Ibitipoca, onde nos hospedamos, pois é considerada uma das melhores do lugar. Leia nossa opinião a respeito no post: Hospedagem Charmosa – Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer. 😉
Onde comer em Conceição de Ibitipoca?
O restaurante Via Veneto, do hotel em que nos hospedamos, nos conquistou completamente. Com isso, só almoçamos e jantamos uma única vez na vila! Leia o post sobre a pousada Serra de Ibitipoca para ver nossa opinião sobre o restaurante Via Veneto.
Almoçamos no Ibitilua, porém, a experiência não foi boa já que a comida demorou muitíssimo para chegar, muito mesmo. 🙁 O lugar estava bem cheio para o almoço. Acho que a gente não deu “sorte” porque pedimos prato ao invés de petiscos. Encontramos um casal de amigos que pediram petiscos e ficaram super satisfeitos, disseram que não demorou nada.
À noite, comemos uma pizza no Serra Nostra. Gostamos bastante e o custo-benefício valeu! O restaurante tem dois ambientes: um maior e outro menor com uma pequena área externa. Íamos pedir para entregarem a pizza na pousada, só que não estavam fazendo entregas naquele dia. Então, fizemos o pedido pelo telefone e fomos para o restaurante (fica a uns 10 minutos da pousada). Desta forma, a nossa pizza chegou super rápido a nossa mesa. Tudo de bom!
O restaurante tem dois ambientes: o maior alaranjado do lado direito e o menor com área externa do lado esquerdo.
O que fazer em Ibitipoca?
Parque Estadual de Ibitipoca
Logicamente, a atração principal do lugar é o Parque com seus três circuitos de trilhas principais com cachoeiras lindíssimas. Aliás, eu fiquei sabendo sobre Ibitipoca justamente porque todos falam do Parque e da foto mais famosa de lá tirada na Janela do Céu. Porém, para tirar esta foto você tem que percorrer uma trilha que leva umas 5 horas no total. Vou ficar te devendo esta foto, pois a sedentária aqui amarelou para esta trilha. Detalhes sobre o Parque você encontra no post específico sobre ele! 😉
Outros Passeios fora do Parque
Além do Parque Estadual, há outros passeios que podem ser feitos, geralmente, são em propriedades privadas e você paga uma taxa para entrar no local.
Sauá Turismo
Nós fizemos um passeio com o Gabriel do Sauá Turismo e eu SUPER RECOMENDO o serviço dele, pois é um ótimo guia e muito gente boa, cheio de histórias para contar. Adoramos o dia de passeio ao complexo da Cachoeira do Arco-íris! Eu já tinha recebido recomendação da Vivi do blog Vivi na Viagem para fazer um passeio com o Gabriel. Aliás, se você quiser ler sobre os dois passeios que não fiz, leia no blog da Vivi: a trilha da Janela do Céu (no Parque) e o passeio pela Janela do Céu por baixo (com o Sauá Turismo) .
No dia que estávamos descansando na pousada, vimos o Gabriel buscando uma galera para um passeio e o meu marido saiu correndo para pegar o contato dele, kkk. Neste rápido contato, meu marido me disse que já tinha achado o Gabriel legal. Mandamos whatsapp para a esposa e sócia do Gabriel (minha xará), já que este já estava ocupado com um grupo e não poderia nos dar atenção. Ela nos respondeu prontamente e tirou nossas dúvidas sobre os passeios. Marcamos! A princípio, faríamos o passeio só nós dois. Mas aí falamos com um casal de amigos que estava na pousada sobre o passeio. E mesmo indo embora no dia seguinte, eles decidiram fazer late check-out para fazer o passeio com a gente. Detalhe: depois do passeio feito, eles disseram que não se arrependeram! 😉
No dia seguinte, a minha ótima impressão do serviço do Gabriel começou antes mesmo do passeio iniciar! Explico. Quando ele chegou na Land Rover para nos buscar, um casal e seu filho, que estavam indo embora da pousada, viram o Gabriel e fizeram questão de cumprimentá-lo e se despedir dele. O pai da criança disse que o filho tinha amado o passeio e o Gabriel. Este deu um baita abraço na criança. Tudo super espontâneo, sabe?! Tô fazendo questão de contar isso, pois prezo muito um ótimo profissional! E devemos espalhar a notícia quando achamos um serviço assim de qualidade! 🙂
Vamos ao passeio?!
Complexo da Cachoeira do Arco-Íris
Fica em Lima Duarte a 1 hora e meia de Ibitipoca. O complexo de cachoeiras fica numa propriedade privada e você paga uma taxa de R$20 para entrar. Logicamente, esta taxa já estava incluída no preço que pagamos pelo passeio. Éramos 4 pessoas e o passeio saiu por R$110 por pessoa (valeu cada centavo!). Durante a ida, conversamos sobre várias coisas entre elas a história de Ibitipoca. Muito interessante. Não vou contar aqui para não dar spoiler! 😉
Muita gente vai até lá apenas para ficar na cachoeira do Arco-íris e aproveitar o dia, já que há um restaurante também. É um espaço agradável.
Como nosso casal amigo ia embora no mesmo dia do passeio, o Gabriel resolveu poupar tempo da caminhada (economizou 1 hora de caminhada) para aproveitarmos mais as cachoeiras e nos levou de Land Rover em um grande trecho de sumida (Fiquei tão feliz! A sedentária falando! kkk). Mas adiantando que nem sempre isso é possível, tivemos sorte!
As cachoeiras são lindas e vazias!!! Acaba sendo um passeio meio que exclusivo, sabe?! Amamos!
Gostou do Post? Achou as dicas úteis? Já fez este passeio? Deixa seu comentário aí pra gente! Você deixa a blogueira aqui feliz e ainda ajuda o próximo leitor! 🙂
Gostaria de pesquisar as tarifas de hotéis/pousadas para sua próxima viagem?
Aproveite a comodidade do nosso parceiro Booking.com. Se você pesquisar e comprar através de nosso link, você ajuda o entreviagens a ganhar uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso! 😉
Gabriel Fortes diz
Olá..Nossa..fiquei emocionado pelas palavras..Foi um grande prazer pra nós da Saua Turismo compartilhar bons momentos com vcs e poder mostrar um pouquinho das belezas e curiosidades de nossa região. Parabéns pelo trabalho informativo ao visitante e principalmente pelo seu profissionalismo e carisma do casal.Abração e muito sucesso. .Família Saua Turismo. Gabriel
entreviagens diz
Oi, Gabriel! Só “rasgo seda” quando realmente vale a pena! kkk Nós amamos o serviço da Sauá Turismo. Parabéns! Obrigada, você! Abs! 🙂
Que charme de lugar e que fotos maravilhosas!! A pousada parece ser mesmo uma delícia! Adorei o post. Abraços.
Oi, Michela! Que bom que gostou do post! Fico feliz! Bjs! 🙂
Cada vez que vejo um post como este só penso ” mas porque é que o pessoal não viaja mais para o Brasil?” Ou se viaja, raramente vejo blogs de europeus de mochila pelo Brasil fora…Não me parece que seja perigoso ou algo do género…o Brsil está cheio de lugares maravilhosos como este. obrigado e boas visagens !
Pois é, Francisco! Temos lugares lindíssimos pelo Brasil! Obrigada por seu comentário! Boas viagens para você também! 🙂
O seu post está muito bem organizado. Gostei das dicas. Ainda não conheço esse lugar mas parece muito interessante.
Oi, Carla! Obrigada pelo elogio! Ibitipoca é lindo! Vale a pena conhecer! 🙂
Que lindo! Realmente tenho visto muitas coisas sobre Ibitipoca, parece ser um lugar incrível, de fato!! Uma pena que é tão longe daqui! Mas, espero ter a oportunidade de conhecer!
Tomara que esta oportunidade chegue logo, Itamar! Boas viagens! 😉
Este roteiro é super completo, adorei as dicas mas sobretudo daquela foto com a grande cachoeira! Obrigado pela partilha.
Obrigada, Pedro Henriques! Que bom que gostou! Fico feliz! 🙂
Esta parece uma bela proposta de fim de semana, se morasse no brazil =D quem sabe um dia?!
Ja muita gente me falou da beleza incrivel de minas gerais, por isso, está na bucket list!
Se um dia conseguir realizar, não vai se arrepender! 😉
Estou começando a descobrir Minas Gerais agora!
Eu que sou de Portugal não conhecia mesmo o local! Gostei muito do parque natural e da cachoeira! Talvez quando visitar o Brasil e Minas Gerais possa conhecer!
Se tiver a oportunidade de vir visitar, tenho certeza de que irá adorar!
Tenho muita vontade de conhecer Portugal!
Abs!:-)
Eu hoje tava incluindo Ibitipoca na minha listinha de visitas para esse ano. hahaha
Esse seu alerta do Waze super valeu para mim! Fiquei aliviada de ter lido isso antes de ir. Obrigada!!! 🙂
Nem me fale do Waze, Dayana! kkk
Fiquei danada da vida com ele, apesar dele já ter nos ajudado muito! Fica de olho! Bjs! 🙂
Nossa, eu nunca tinha ouvido falar e to encantada pelas suas fotos. <3 Amo destinos no Brasil e conheço muito pouco de Minas, obrigada pela dica!
Pois é, Katarina!
Estou começando a conhecer Minas agora. Um mundão para conhecer!
Fico feliz de ter gostado da dica! 😉
Adorei o post Ana!!! Já quero conhecer o Complexo da Cachoeira do Arco-íris que não conheci na primeira visita a Ibitipoca. Voltaremos agora no carnaval e essa dica já está anotada. Realmente o Gabriel da Sauá Turismo manda muito bem!!! Ah… Muito Obrigada por citar o Vivi na Viagem. AMEI!!!
Que bom que você gostou do post, Vivi! Este passeio vale super a pena!
Lógico que eu ia citar o Vivi na Viagem, afinal, eu pesquisei nele para minha viagem! 😉
Beijinhos e ótimo carnaval! 🙂
Olá! Seu post está ótimo! Queria saber se pode levar animal de estimação para os passeios fora donparque? Eu ainda estou decidindo se vou ou não e quero levar meu cachorrinho que ama trilhas. Obrigada!
Obrigada pelo elogio, Isabela! Pena que não sei te informar sobre a sua dúvida! Bjs!
Oi Ana, adorei o post, obrigada! Queria saber mais especificamente sobre a noite de reveillon em Ibitipoca? Como foi? Teve algum evento? Vocês gostaram?
Li seu post anterior sobre onde passar (ou não) a noite de reveillon e estou procurando um lugar pra esse ano 2018/19.
Do ecoturismo eu já adorei as indicações e sei que no dia vai ter muita coisa para fazer. Abraços!
Oi, Vanessa! Me desculpe pela demora em te responder!!!!
Bem, eu gostei de passar o Reveillon na pousada em que me hospedei em Ibitipoca.
Dá uma olhada no post! http://entreviagens.com.br/2017/02/hospedagem-charmosa-serra-do-ibitipoca/
Bjs!
Essa cidadezinha é linda. O parque então, nem se fala. Dá vontade de não sair de lá.