Curaçao é a maior ilha do ABC caribenho (Aruba, Bonnaire e Curaçao) que fica localizado perto da costa da Venezuela. É um caribe “mais próximo” do Brasil e que não tem furacões. Muito bom, né? 😉
Se você leu os dois outros posts do relato desta minha viagem no réveillon de 2013/14 (se não leu, olha a oportunidade aí nos links abaixo), já sabe que Curaçao é linda D+ com praias estonteantes e com paisagens maravilhosas que jamais sairão de sua cabeça!
- Curaçao – Caribe sem furacões e perto do Brasil
- As lindas praias de Curaçao – um azul de cair o queixo!
Se não bastasse curtir as praias paradisíacas de azul cristalino por si só como motivo para você conhecer Curaçao, este post tem o objetivo de mostrar que Curaçao tem muitas belezas embaixo d’água e que seria um desperdício não aproveitar isso também.
Mergulhos e Snorkeling em Curaçao

Snorkeling na Playa Porto Mari em Curaçao.
Bom, para quem não sabe, sou adepta de fazer snorkeling ao invés de mergulho, pois não tive uma boa experiência quando fiz o batismo e não quis tentar novamente porque, pra falar a verdade, não levo muito jeito dentro d’água, kkk. Quando mergulhei com cilindro, não consegui equalizar os ouvidos e acabei sentindo muita dor neles (isso não pode acontecer).
Então, me sinto melhor fazendo snorkeling. O que é isso? Bem, é mergulhar ou flutuar com aquela máscara com um “canudo” para respirar e nadadeiras para ajudar no deslocamento. Como sou bastante desajeitada dentro d’água, uso até uma pranchinha de natação para boiar e me sentir mais segura. Micos à parte, me sinto muito bem assim e aproveitei ao máximo o que Curaçao tinha a me oferecer!

Eu e minha pranchinha! kkk Fazendo snorkeling em Curaçao!
Snorkeling
No post em que falo sobre as praias, disse que conhecemos 4 praias em Curaçao. Eu fiz snorkeling em 3 delas. Só não fiz na Kenepa Chiki porque, na realidade, só paramos nela para tirar fotos.
Então, se você por um acaso tiver medo de mergulhar de cilindro, saiba que dá para ver muita vida marinha na beira das praias de Curaçao (Aruba também). Em Kenepa Grandi, por exemplo, ficamos vendo vários peixes perto dos paredões.
Só lembrando que as praias que conheci tinham muitas pedrinhas ao invés de areia fofa, então, cuidado para não machucar os pés!
Meu marido ia até mais ao fundo e mergulhava de apneia. Eu já não consigo fazer isso! kkk

Meu marido fazendo apneia em Curaçao. Nesta foto ele atingiu uns 6 metros de profundidade. Impressionante a visibilidade!

Consegue ver o linguado?
Mergulhos
Meu marido e meu amigo adoraram a experiência de mergulhar em Curaçao! Eles fizeram ao todo 3 mergulhos, sendo 2 saindo diretamente das Praias Cas Abao e Porto Mari e o terceiro mergulho embarcado com dois pontos de mergulho diferentes.
Infelizmente, não poderei dar detalhes sobre os pontos de mergulho porque o meu marido não se lembra por já ter bastante tempo (em 2014). Porém, posso dizer que ele achou bastante interessante fazer o mergulho saindo diretamente da areia da praia, pois, no Brasil, não é comum este tipo de saída. O único detalhe é que você tem que carregar o equipamento (que é pesado) até conseguir entrar na água.
Os mergulhos foram para avistar recifes com muita vida marinha. Meu marido disse que viram muitos Lion Fish (uma espécia predadora) e Parrot Fish (lindos e muito comuns nesta região de Aruba e Curaçao).

Meu marido e meu amigo durante o mergulho.
Foto: Daniel Pegado

Foto: Daniel Pegado
Goby Divers: operadora de mergulho
Os mergulhos foram feitos com a Goby Divers e meu marido e meu amigo adoraram o atendimento da Andhiela, Bernardo e sua equipe. Com certeza, um diferencial, além do profissionalismo e simpatia de todos, é o fato de falarem português. Meu marido super recomenda o trabalho deles!!!

Maridão posando pra foto enquanto Ândhiela prepara meu amigo.

Nós com os super simpáticos instrutores Ândhiela e Bernardo da Goby Divers.

A instrutora Ândhiela da Goby Divers mostrando um coral cérebro com vida marinha incrustada.

Mostrando um tipo de anêmona.

Lindo D+, né?!
Ficou inspirado a conhecer Curaçao? Inspire-se também com os nossos relatos sobre Aruba! Esta ilha foi nosso primeiro contato com o caribe! Nos apaixonamos completamente! 😉
Leia nosso índice com todos os posts sobre Aruba!
Já teve a oportunidade de mergulhar ou fazer snorkeling em Curaçao? Diz pra gente aí nos comentários! Vou adorar saber! 🙂
Pesquisando tarifas de hotéis e aluguel de carro para sua próxima viagem? Aproveite a comodidade dos nossos parceiros Booking.com e Rentcars.com.
Se você pesquisar e comprar através de nosso link, você ajuda o entreviagens a ganhar uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso! 😉
Aiii que maravilha de post.. eu sempre penso em mergulhar, mas criei um certo pânico com água. No século passado quase me afoguei, e desde então fujo. Mas admito que ver essas maravilhas me tenta. =)
Pois é, Martinha! Como não tive uma boa experiência tentando mergulhar de cilindro, acabei desistindo por medo.
Mas adoraria poder fotografar eu mesma este tipo de paisagem!
Ameiiii esse post! E amei as fotos!
Meu marido, assim como o seu, é mais corajoso e iria explorar a parte mais funda fazendo um mergulho, certamente!
Eu sou meio medrosa quando se trata de água…rs. No máximo iria ficar com a opção do Snorkeling…hehe.
Então, você é do meu time, Camila! kkk Que bom que gostou do post! 🙂
Nossa ficaram muito legais suas fotos do mergulho, é mergulhar num paraíso desses deve ser inesquesivel.
Oi, Christian! O meu amigo fotografou os mergulhos com uma Gopro. Ficaram bem maneiras mesmo, né? 😉
Que lugar mais lindo! A visibilidade estava muito boa mesmo.
Fiz mergulho já faz um tempão e foi uma experiência marcante (e positiva), mas nunca mais mergulhei de novo.
Oi, Patricia! Se tiver oportunidade de ir para Curaçao e Aruba, não deixe de mergulhar, pois a visibilidade lá é impressionante! 🙂
Curaçao é uma das ilhas caribenhas mais legais de se explorar. Adorei a sua série e as várias dicas sobre este lugar lindo, adoramos mergulhar e este post vai para nossas referências para quando marcarmos uma trip pra lá! valeu!
Fico muito feliz que tenha gostado, Fábio! 🙂
Curacao é demais né? Tudo que fiz nessa ilha foi maravilhoso! Tanto o fundo do mar quanto a superfície são demais! AS tuas fotos do mergulho ficaram show!
Pois é, Klécia! 🙂 Tenho que agradecer meu amigo Daniel Pegado pelas fotos, já que não mergulho! kkk
Que experiência massa, né?! A gente se sente tão pequenininho! Adorei o relato e as fotos também! Já quero… Rs…
Valeu! 🙂 😉
Eu também sou adepta do snorkeling, porque morro de medo de fazer mergulho! Adorei as fotos! Que lugar incrível! Sempre que programo uma viagem tento incluir pelo menos um lugar pra ver a vida marinha! Recentemente, comprei uma máscara de snorkeling maravilhosa, na Decatlhon! Ela cobre o rosto todo e permite que você respire pela boca e pelo nariz em baixo da água! E além de ter uma visão panorâmica, ela não embaça! É show! No Brasil ela é carinha, mas comprei em paris e o preço é ótimo!
Nossa! Fiquei super com vontade de ter esta máscara que você falou, Marianne!
Obrigada pela sua dica! 🙂
Excelente post! As fotos ficaram fantásticas dá logo vontade de saltar para a água! 🙂 Definitivamente Curaçao estará na nossa lista de destinos a visitar 🙂 Andreia e Rui
Obrigada pelo elogio, Andreia e Rui! 🙂
Morro de vontade de mergulhar, mas tenho medinho (muito, aliás). Mas é algo que quero fazer com menos medo. E curaçao é lugar mágico, né?!
Tomara que você consiga superar seu medo, Deivson, pois vale muito a pena! E Curaçao é tudo-de-bom! 🙂
Nossa! Achei as fotos do mergulho incríveis! Apesar do medo do mergulho com cilindro, quero muito voltar a mergulhar e, se possível, gostaria que uma nova oportunidade fosse num mar tão lindo como este.
As fotos estão lindas!!! Mas assumo que não tenho coragem de fazer snorkel, nem mergulho… Consigo me contentar somente pelas fotos…
Que pena, Eliana, mas te entendo! 😉
Nossa! Que fotos! Até anima a fazer snoker! Eu até fiz qdo era pequena, mas depois desissti. Não cosnseguia me acertar com o cano.
kkkkk No início, eu também ficava meio desajeitada, Cristina! É questão de prática mesmo! kkk
Ai, que vontade de fazer um mergulho desses! Fiz um mergulho há uns 15 anos na Grande Barreira de Corais, mas na verdade foi um fiasco. Adoraria fazer um assim!
Meu marido morre de vontade de fazer um mergulho na Grande Barreira de Corais! Um dia… quem sabe?! 😉
Que lindo! Estou dando meus primeiros passos pra tentar snorkeling. Na real nas primeiras tentativas engoli muita água hahaha Uma comédia, mas não vou desistir não. Principalmente vendo tuas fotos e o tantão de possibilidade mundo afora pra explorar!
kkkk Junte-se ao grupo, Simone! kkk As minhas primeiras tentativas também foram completamente desajeitadas! kkk
Eu tenho bastante vontade de fazer mergulho, nunca fiz. Já tentei uma vez fazer snorkling, mas a maré estava bem ruim e não consegui curtir. Ainda tento de novo..
Tenta sim, pois vale super a pena, Edson! Palavra de quem é desajeitada na água! kkk
Meu marido foi à Curaçao em 2013 e desde então ele não para de falar nesse lugar!! Ver seu post só aumentou a minha curiosidade. Preciso ir pra lá já!!
Então, Tássia! Seu marido tem razão! kkk Vale super a pena! 🙂
Que post mais maravilhoso! E essas fotos? Parabéns! Fiquei com vontade de me aventurar e fazer mergulho. hahaha!
Que bom que o post te inspirou, Keul! 🙂
Já andei por algumas ilhas das Caraíbas, mas esta ainda não! Que belas fotos… há bem pouco tempo regressei das Maldivas e também havia imensos peixinhos. Fantástico mesmo 🙂
Nossa! Maldivas deve ser melhor ainda! 😉
Passaremos 12 dias. Vc acha que compensa comprar uma máscara de Snorkel aqui ou lá mesmo em Curaçao, é fácil de achar? Preço bom?
Oi, Jurema! Eu compraria aqui mesmo. Não sei quanto custa por lá!