Hoje, depois de ler dois artigos (um da Danny Miranda no Café com Blogueiros e o outro da Janaína Calaça na ABBV) falando sobre o tão famoso jabá, resolvi escrever a respeito.
Bem, quem vem acompanhando o entreviagens pode estar se perguntando por que decidi escrever sobre este assunto, já que o blog tem apenas 4 meses e nunca fiz um post patrocinado.
Pois bem, realmente não tenho a menor experiência no quesito, mas posso e devo refletir sobre tal, se meu desejo de transformar o entreviagens em um blog profissional for real (e o é).
Comecei a escrever inspirada por outros que leio. A decisão de criar o blog veio da alegria que tenho por compartilhar dicas, informações que acredito serem úteis. Sabe aquele tipo de pessoa que ao ser perguntada onde comprou determinado item, desconversa ou faz questão de dar a impressão de que foi carésimo? Sou o oposto desta pessoa. Se adquiri algo legal em promoção, vou falar para Deus e o mundo e, até mesmo antes de me perguntarem, falarei o preço e onde com o maior prazer.
Voltando ao assunto do post. Há muita discussão sobre se é certo escrever posts patrocinados ou não. Opiniões a favor e contra, mas – ao que parece – um senso comum: se fizer propaganda, que seja explícita para que seu blog tenha uma relação de clareza e honestidade com o leitor, afinal, ética não faz mal a ninguém.
E aí eu me pergunto: mas a ética não é uma questão óbvia e básica? Por que não ser claro com o leitor? Por que não dizer que está fazendo propaganda?
Claro que há motivos de sobra (para algumas pessoas), mas para mim não fazem sentido.
Porém, ouso dizer que esta falta de ética está muito entranhada na nossa cultura do “jeitinho brasileiro” de levar vantagem em tudo. É um traço cultural tão profundo que, muitas vezes, não percebemos que o utilizamos em ações mínimas como furar a fila porque encontrou amigos que estavam mais à frente, por exemplo. Então, por que não levar uma vantagenzinha agradando a empresa que pagou pela minha viagem? Com isso, não justifico a falta de ética de ninguém, todavia, tento compreender como tal atitude pode ser tão simples e normal para certas pessoas.
No panorama atual da blogsfera, há um grupo de blogueiros conscientes de seu papel como “formadores” de opinião e preocupados em profissionalizar o setor. É natural tal preocupação, principalmente, se os tais jabás prejudicam a credibilidade deste segmento. Acho que este grupo precisa ter paciência para informar aos verdadeiros interessados por escrever blogs de qualidade, mas também, atenção para combater as práticas negativas.
Quanto ao fato de escrever um post patrocinado, não sou contra. Afinal, não é todo mundo que pode investir em viagens várias vezes ao ano (quem me dera!!!). Quem não gostaria de visitar algum lugar e não pagar por isso? (EUUUUU!!!!! Sempre foi meu sonho de consumo, risos!!!!) Logicamente, a ética entra em questão mais uma vez. Creio que a prática sadia de bom relacionamento entre blogueiro – empresa – blogueiro – leitor é a clareza de propósito e honestidade. O blogueiro precisa deixar bem claro para a empresa que, ao aceitar escrever um post patrocinado, ele está livre para emitir sua opinião como bem entender. Se a empresa for honesta, aceitará, pois deve acreditar no produto que vende. Se a proposta da empresa não se adequar aos seus propósitos éticos, o blogueiro deve declinar a proposta (adeus viagem gratuita!!!). Só assim terá a credibilidade esperada pelo leitor.
Os blogueiros devem tomar cuidado para não cair na ilusão de que sua opinião é hors concours. O que é bom para mim pode não ser bom para você, lembra?!
Acho, também, que os leitores devem desenvolver (se já não a tem) a capacidade de criticar aquilo que lê. Se o leitor é um seguidor de seu blog, já conhece seu modo de escrever. É só explicitar a propaganda e o leitor será capaz de chegar às suas próprias conclusões.
Pronto. Falei.
Portanto, se algum dia aparecer um post patrocinado no entreviagens, meu caro leitor, saiba que o escreverei como sempre fiz em todos os meus posts: exaltando os pontos positivos e salientando os pontos a serem melhorados.
QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO?
Até o nosso próximo encontro!
Lidiane Spinola diz
Muito pertinente seu post! Gostei das suas observações e tb não sou contra os posts patrocinados, desde que reflitam a opinião verdadeira do blogueiro e por uma questão muito simples: sua credibilidade está em jogo! E isso não tem preço que pague! Portanto eu acho que isso tb é uma questao de estratégia, v. vai querer ser reconhecido por quantidade ou qualidade? Ótimo ponto para discussão! Um abraço, Lidiane http://www.viajandocompouco.com.br
Ana Paula Fidelis diz
Em primeiro lugar, obrigada pelo seu comentário e bem-vinda ao entreviagens!!! : )
Pois é, acho que o ponto crucial é a ética. Se o blogueiro for ético, deixará explícito para o leitor de que o post é patrocinado e não aceitará propostas em que sua ética seja ferida. Acho, também, hipocrisia quando as pessoas reclamam de outras que fazem post patrocinado (quando esta pessoa é ética), pois nem todo mundo, infelizmente, tem grana para bancar viagens a toda hora. Isso seria um sonho muito bom! Acho que, com o tempo, se esta cultura “jabasística” se modificar, as próprias empresas procurarão os blogueiros para “testarem” seus produtos, para ver se passam pela prova de fogo, risos. Então, terão boa reputação, assim como os blogueiros de credibilidade.
É a mesma discussão que rola no jornalismo… Agora com um blog de turismo, também fico pensando sobre este assunto. Não sou contra, mas acho importante deixar claro que é um post patrocinado. E se o blogueiro for bom mesmo, vale ainda ressaltar os pontos negativos também!
Concordo. Obrigada pelo comentário! : )
Ana Paula,
Eu também nunca fiz um post patrocinado, acho que minha situação é a mesma que a sua. Eu concordo com sua posição, é a mesma da minha. Eu entendo que um blog, seja de turismo, política, esportes, etc, sou eu falando. Meu rosto, meu nome, minha voz, minha pessoa. Se o conteúdo é honesto, a pessoa é honesta. Dessa forma, se eu sou ético, eu vou escrever o que eu achar que devo. E a empresa tem que entender que isso é bom, pois identifica oportunidades de melhoria de seus produtos.
Quem me dera que bancassem minhas andanças hehehe…
Valeu!
É isso aí!
Obrigada, Gustavo, por sua participação! : )
Ana,
muito legal seu post e ver que desde cedo você já está se preocupando em formar uma comunidade no seu blog e respeitar seus leitores.
tem só um detalhe que é bom esclarecer, que muita gente confunde. Tem post patrocinado, que é quando uma empresa te paga para escrever um texto falando sobre um produto e tem o review de um produto, que é quando vc ganha algo ou é convidado para visitar um local(hotel, restaurante) e emite a sua opinião.
O que não muda é que nos dois casos acho que tem que sempre ficar claro se vc foi convidada a experimentar o serviço ou ganhou o produto ou dinheiro para escrever. E muito importante, dar asua opinião sincera. Essa transparência é que anda tão discutida. Felizmente ( e eu sou uma otimista), acho que as pessoas estão percebendo que os atalhos não valem a pena a longo prazo.
Eu faço questão de deixar claro quando vou fazer o post patrocinado, que ele vai ser identificado como tal. E nos reviews que a opinião vai ser a minha.
Engraçado é que fiz um review de um hotel e uma leitora veio comentar exatamente a parte do “A estadia neste hotel foi cortesia do… ” agradecendo pela sinceridade e transparência. As pessoas estão começando a prestar mais atenção nisso.
De qualquer maneira, ótima reflexão e sucesso para o blog! 🙂
Oi, Cláudia! Obrigada pelos esclarecimentos e pela sua participação no debate!
Acho bem legal quando há esta troca de opiniões entre os mais experientes no ramo e os que estão começando!
Obrigada, também, pelo voto de sucesso ao meu querido entreviagens! ; )
Concordo e temos esse perfil, deixamos isso bem claro nesse post (link abaixo). Já fizemos e procuramos ser o mais transparente possível. Só fazemos daquilo que acreditamos, usamos, consultamos e olhamos como o produto/serviço é visto no mercado.
http://diariodemochileiro.com/diario-on-the-road-seja-parceiro-desse-projeto/
Parabéns pela iniciativa!
Júnior Gomes
Obrigada, Junior, pelo comentário! Gostei do texto de vocês também. Deixei um “comment” lá! : )
Ganhar $$$$$$$$$$$$ é bom para qualquer um e não é pecado. Se ficar claro que o post é patrocinado, qual o problema?
valeu
Ganhar $$$$ é muito bom mesmo! Risos! Principalmente se for “jogando limpo”! Valeu pelo comentário!
Oi Ana!
Eu só faria de um produto com o qual me identificasse muito pois meu blog é muito pessoal! Já fui convidada para ir para um hotel e fiz post sobre ele, falei no post que foi um convite. O interessante é que eu já tinha ido neste hotel antes, já tinha feito um post da primeira vez, e na primeira vez não tinha sido um convite! Isto me mostra que as situações podem ser muito diferentes umas das outras. As vezes o post foi patrocinado, as vezes vc recebe o convite de um hotel, as vezes ganha a passagem e a hospedagem, pode ser um fan tour…
Enfim, o importante é ter bom senso e deixar claro o que é o que!
bjs
Bem legal o registro de sua experiência! Para mim, que estou iniciando nesta “vida” de blog, risos, é super importante conhecer cada detalhe! Obrigada pela participação e volte sempre! : )
Paula,
Coincidência! Tb toquei neste assunto no meu blog esta semana.
Estive em dos Hotéis mais luxuosos de Santiago, entusiasmada por posts de blogs que haviam se hospedado lá a convite. Decepção total! O tratamento cheio de mimos dado ao convidado é muito diferente da “vida real”!
Este é meu ponto: Por mais que o blogueiro avise que foi a convite, ele acaba de voltar de um lugar em que foi muitíssimo bem tratado, sem gastar nada…. É claro que está super motivado a falar bem e eventualmente nem viu os pontos negativos. Não é por mal.
Eu agora leio com muita ressalva este tipo de relato.
Dá uma olhada no meu post aqui:
http://www.chileparacriancas.blogspot.com.br/2012/09/hotel-review-desmistificando-o-poderoso.html
Bjs
Cinthia
@chilecriancas
Cinthia, adorei seu relato aqui e seu texto lá no seu blog! : ) Concordo com você. Quando eu disse que os leitores precisam ter uma leitura crítica, é justamente por este tipo de coisa. Se você está sendo convidada, a tendência é ser mimada, pois a empresa quer mostrar o seu melhor. Pode acontecer o que você falou: Se fui bem tratada, vou dizer que fui bem tratada. Fui sincera com meu leitor. Mas e se o serviço foi só para mim? Aí vem a leitura crítica…
Valeu pela participação! : )
Olá Ana,
Toda esta discussão quem ganha é o leitor! Já escrevi algumas vezes post patrocinado, mas antes de fechar com o cliente, faço uma pesquisa sobre a empresa ( se não tem problemas, reclamações, aceitação) analiso a relevância para os meus leitores e só assim fecho. Ah! De preferência prefiro testar, ou conhecer o produto, quando não faço o que disse anteriormente.
Há outras situações, que o blog tem parceria com alguma empresa, ou seja, recebe comissão por vendas, então no final informo que o post não é patrocinado e sim que existe uma parceria!
Bem é isso!!! Sucesso e vida longa ao blog!
Beijos
Erika, muito legal seu comentário. Como sou inexperiente, todos estes relatos estão me ajudando a entender melhor todo este processo!
Obrigada e bem-vinda ao entreviagens! : )
Hoje deixei um pequeno comentário no twitter. Não sou contrária e até acredito que seja irremediável. Considero que a indicação expressa de ser a viagem patrocinada facilitará ao bloqueiro marcar seu nome pela ética no mercado. Não acredito que necessariamente uma viagem patrocinada desencadeie um post patrocinado – há uma diferença: a liberdade com q o ético dará seu parecer sobre o que viu e viveu. O profissionalismo trará o jabá para o meio, sem dúvida!
Paula, valeu pela participação com sua opinião! Sinto-me feliz em saber que não sou a única a pensar desta forma. : )
Desculpe, ao final do comentário saiu profissionalismo, mas desejei dizer profissionalização.
Oi Ana Paula, minha preocupação vai no mesmo sentido da Cinthia. Também acho o review à convite uma faca de dois gumes. Há blogueiros que conseguem fazê-lo de forma honesta, bacana, simpática e eficaz. Mas é muito difícil, requer uma habilidade e percepção maior para escrever e criticar, porque é óbvio que quem está te “dando/convidando” pro passeio/hotel/restaurante vai se esforçar para mostrar o melhor sabendo que vc vai escrever sobre. Muitas vezes nem é por querer que o blogueiro só realça as coisas boas, é porque só foi exposto àquilo. E requer mais trabalho também. Por conta do fator tempo, muitos não se aprofundam na pesquisa: será que os demais clientes do hotel também concordam com o que vc está aproveitando? Será que eles tb foram bem tratados como você está sendo? Para chegar nessas conclusões, o blogueiro precisa fuçar, trabalhar, perguntar, pesquisar, e muitas vezes não há tempo numa viagem à convite pra isso.
Para mim, o melhor review ainda é o “cego”. Você vai num lugar, usufrui do serviço como cliente normal, e depois escreve em seu blog sobre prós e contras. O problema nesse caso é que em geral não há ganho financeiro com isso, e portanto, ainda temos uma longa estrada para a profissionalização, para equilibrar a situação e todos ganharmos com isso, leitores e blogueiros e empresas. Mas, a meu ver, se vc pensar só no leitor, o review “cego” que um blogueiro escreve ainda é a forma mais confiável de se avaliar um serviço.
Oi, Lucia, bem-vinda ao entreviagens!
Concordo com você de que o ideal, pensando no leitor, é o que você chama de review cego. Até agora só fiz isso, risos! Tanto é que o nome do blog “entreviagens” não é à toa: entre uma viagem e outra escrevo sobre outros assuntos de que gosto, pois não tenho como bancar a quantidade de viagens de que gostaria! : )
Muito obrigada por sua participação de volte sempre!
Resolvi retornar para ver como estavam os comentários a respeito… Gostei muito do que a Lucia colocou, quanto ao review cego. Esse é o meu pensamento, mas não sou profissional do meio e nem tenho pretenções. Mas e quanto aos profissionais, que dependem desse patrocinio? Não acredito que deixarão de receber para conhecer e escrever e, nesses casos, só nos resta buscar dissiminar preceitos éticos, para buscar um equilibrio. Abraços,
Paula
http://www.mochilinhagaucha.blogspot.com.br
….
Paula, adorei você ter voltado! Este assunto “dá pano pra manga”, né? : )
Oi Ana! Adorei seu texto e achei que você colocou o assunto da melhor forma possível. Este fds fiz um review de uma visita a um hotel. Foi minha primeira experiência. Não era um post patrocinado, mas estava testando um “produto”. Como primeira experiência foi bem legal e acho que consegui passar para o leitor que estava testando e dando minha opinião. Boa sorte e vida longa ao blog!!
Oi, Lu!!! Já te falei isso várias vezes, mas vou repetir: Muito obrigada pela força que você está me dando! : )
E, ao ler o seu post http://www.roteirosdalu.com/2012/09/eco-resort-san-thomaz.html , ficou claro SIM que você estava testando e apresentando o “produto”.
Beijinhos!
OI, acabei de conhecer seu blog pelo seu comentário no post da ABBV.
Gostei muito do seu texto, você me mostrou um outro ponto de vista quando escreveu que “blogueiros conscientes de seu papel como “formadores” de opinião e preocupados em profissionalizar o setor. É natural tal preocupação, principalmente, se os tais jabás prejudicam a credibilidade deste segmento.”
Parabéns pelo blog, bjoss
Oi, Anna! Obrigada pela visita e pelo elogio!
Dei uma passadinha rápida em seu blog e ele está ficando bem legal! Gostei dos posts falando sobre Inhotim.
Bjs! 🙂