O filme “A Liberdade é Azul” (Trois Couleurs: Bleu – 1993) faz parte de uma trilogia dirigida pelo polonês Krzysztof Kieslowski. A trilogia é baseada nas cores da bandeira francesa e no slogan “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Os outros filmes que compõem a trilogia são: “A Igualdade é Branca” (Trois Couleurs: Blanc – 1994) e “A Fraternidade é Vermelha” (Trois Couleurs: Rouge – 1994).
Fiquei encantada com a estética de “A liberdade é Azul”. O filme tem uma temática pesada, pois Julie (personagem de Juliette Binoche) perde o marido e a filha em um acidente de carro. O filme retrata como esta personagem lida com tão trágica perda.
E o que este filme tem de especial se há vários por aí com temática igual ou parecida?
É impressionante como a linguagem da fotografia, das cores e do silêncio que o diretor usa intensifica o sentimento da personagem nas mínimas coisas. A fotografia é belíssima! E quando digo isso, não quero dizer que há várias paisagens lindas, e sim que cada enquadramento, cada objeto do cotidiano pode ser retratado de uma forma muito poética.
Amei este filme! E o indico para quando você estiver no clima de assistir a uma estética diferente da americana, prestando atenção em como a história é contada e não na história em si.
Já assistiu a este filme? O que achou? ou Diz aí!
Para ler outras dicas de filmes clique AQUI.
tripfeeling.com diz
Ai, tb adoro filmes !!! Sou doida pra assistir essa trilogia, mas ainda não tive oportunidade… e agora com vc falando assim deu mais vonta de ainda ! Rs..
Ana Paula Fidelis diz
Tenta arrumar um tempinho… você vai gostar! : ) Eu assisti ao “A Fraternidade é Vermelha” primeiro, mas quero assistir de novo com mais atenção!